Postagens populares

terça-feira, 10 de agosto de 2021

COMO APRENDI COM LUIZ GAMA A ENFRENTAR O RACISMO NA CONTEMPORANEIDADE

 


1.    Propague a história gloriosa de sua família, de seus ancestrais africanos. História bonita não é de rei nem rainha que passa o dia sentado no trono, sendo abanado. Sua avó nunca foi uma ignorante. Ela era uma retada, que sustentou os filhos sozinha e graças a sua lida na terra, possibilitou uma vida melhor a seus descendentes.

2.    Tenha uma meta vital inegociável: a liberdade.

3.    Invista em saber quem você é e afirme orgulhosamente em todos os espaços onde circular sua identidade racial.

4.    Aproveite todas as oportunidades de acesso ao conhecimento. Para nós, muitas vezes, eles são escassos ou subaproveitados. Invista principalmente em práticas de leitura e escrita (essas são tecnologias fundamentais que nos foram usurpadas).

5.    Evidencie de maneira destemida seu repertório intelectual e cultural. Isso vai te dar trabalho, porque num mundo racista, o negro sabido é um boçal. Não se importe, você sabe que não veio ao mundo à passeio.

6.    SEJA O MELHOR EM TUDO QUE FAZ. INFELIZMENTE ESSA AINDA É UMA REGRA NECESSÁRIA.

7.    Não esconda sua insubmissão. Assuma-a com inteligência e honradez. Seja altivo e teimoso. Ainda que pague a juros por isso.

8.    Nunca se ponha “no seu lugar”. Usufrua do direito constitucional de ir e vir. Acesse os espaços que quiser, sem ingenuidades, pois é possível que vc seja barrado inúmeras vezes.

9.    Rompa quando tiver que romper com qualquer instituição e/ ou pessoa que tente o aprisionar ou abafar seu caráter insubmisso (ainda que estes tenham contribuído com vc de algum modo, em algum tempo).

10. Crie uma rede de proteção. Aproxime-se de quem pode te ajudar, ampliar seu repertório, te proteger de situações adversas, mas nunca seja subserviente a essas pessoas. Diga sempre a elas que “dá-se com a mão direita sem que a esquerda veja”.

11. Crie estratégias autônomas de sustento da sua militância. Problematize suas ações, explore rasuras, enxergue e denuncie brechas do sistema.

12. Não permita que qualquer coisa te distancie de sua causa. Nunca se renda. Compre brigas monumentais, mas sempre busque um intervalo para o descanso.

13. Encare os momentos de enfrentamento, tragédias como reviravoltas que marcarão a sua vida e darão outros sentidos a luta.

14. Use a ironia e a sátira para falar de coisas sérias sem aparentemente agredir a quem te odeia, mas dizendo exatamente o que pensa e afrontando quem tem que ser afrontado. Isso não te colocará em lugar de vantagem, mas será um marcador fundamental de seu posicionamento político.

15.  Busque outros caminhos para realizar seu sonho. Luiz Gama publicou literatura e não teve a ressonância imaginada por ele. Foi para o Jornalismo... E revolucionou essa seara da comunicação.

16. Use seus recursos materiais e intelectuais para se aproximar de seus pares e auxiliá-los a chegar no lugar onde você chegou. De nada adianta conquistar um lugar ao sol se estiver sozinho, se não houver mais dos seus usufruindo do “topo da montanha”.

17. Não se preocupe em ter filhos biológicos, se você for um homem ou uma mulher que vive plenamente os desafios de seu tempo, terá sempre uma gente inspirada em seus feitos e honrando sua existência na Terra.

18. O mais importante: se for diabético, pratique exercícios regularmente, nunca coma açúcar ou carboidratos em excesso. Não é justo que uma doença crônica tão cruel não te permita ver seu maior sonho sendo concretizado.


Para os meus alunos de Literatura e Cultura Afro-brasileira (ainda que não gostemos do nome da disciplina), Campus XIII - Itaberaba.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário